Em uma carta educacional anterior, planejamos a necessidade de definir os três pontos de negociação que são reconhecidos como: entrada, parada e objetivo. Obviamente, antes de ativar o mouse em uma negociação, a melhor escolha do trader, aquela com maior probabilidade naquele momento, o trader deve ter usado alguns critérios para essa escolha.
Até agora, você provavelmente deve saber que este deve ser um dos seus principais pontos em seu plano de negociação, caso contrário, o trader flutuaria sem um caminho fixo ao longo do mar de padrões e prazos.
O bom senso indica que, além da educação que um trader precisa, que lhe permitirá conhecer os diferentes tipos de CONHECIMENTO TÉCNICO DE NEGOCIAÇÃO, não é possível enfrentar negociações com várias estratégias simultaneamente, nem durante os estágios iniciais nem durante os estágios avançados ao longo da vida do trader.
O que estamos tentando dizer é que, após uma primeira etapa de estudo básico dos diferentes tipos de estilos de negociação e os principais tipos de estratégias correspondentes, o trader terá que se concentrar em algumas estratégias e estilos para se especializar em sua negociação, como forma de descrever e fazer uma sistemática de negociação que resultará reproduzível, a fim de obter resultados consistentes que permitam sua viabilidade como trader independente.
Fazer um plano de negociação e cumpri-lo é a única maneira de alcançar essa consistência.
A aquisição das habilidades relacionadas à análise técnica é necessária e indispensável, mas não suficiente se quisermos alcançar a consistência que nos transforma em traders lucrativos.
E definitivamente, o conhecimento de análise técnica não é algo muito difícil de alcançar. É apenas uma questão de dedicação e algum tempo.
Mas, para alcançar essa consistência, devemos saber e definir com exatidão e precisão, que tipo de padrão de preço estamos procurando, qual estratégia aplicaremos, sob quais condições de mercado levaremos essa negociação, quanto dinheiro estamos dispostos a arriscar e, eventualmente, perder em cada negociação, a cada dia, a cada semana, E principalmente, uma vez que os pontos cardeais são definidos (entrada, parada, objetivo), devemos determinar quais serão nossos critérios de gerenciamento de posição, como realização de lucros, regras de trailing stops, saída de posições, etc.
Todos esses parâmetros devem ser perfeitamente definidos e especificados, de forma a evitar que esses dois sentimentos poderosos (medo e ganância) assumam o controle de nós como traders e, obviamente, dessa negociação que estamos fazendo.
Toda vez que você pensar em tomar uma posição, pergunte-se se todos os critérios que determinam a entrada e as possíveis saídas estão determinados e definidos; para que você não enfrente nenhum tipo de ambiguidade que mostre um possível dilema durante a negociação em questão.
Seu plano de negociação é seu melhor amigo, não o evite e mantenha-o sempre ao seu lado.