Artículo “O Alter Ego”

Na psicologia, “ALTER EGO” é o nome que damos ao nosso outro eu, nossa outra personalidade, muitas vezes desconhecida até para nós mesmos, até que, em algum momento, como consequência de circunstâncias novas ou incomuns e, às vezes, circunstâncias extremas ou excepcionais, há o surgimento e às vezes o nascimento dessa outra personalidade, completamente diferente e contrastante com o nosso “eu” cotidiano,  com o eu racional, equilibrado e previsível que nos permite enfrentar com sucesso os desafios que a vida nos coloca diariamente.

No final das contas, como disse o poeta Mario Benedetti, na “vida cotidiana está a felicidade”.

E estamos felizes, tanto que decidimos nos tornar comerciantes como um modo de vida. Nós nos educamos por um período razoável, estudamos e praticamos estratégias em modo de simulação pelo tempo necessário, projetamos e elaboramos cuidadosamente nosso plano de negociação, alcançamos a consistência necessária para sermos lucrativos e, em seguida, tomamos a decisão de começar a negociar ao vivo, arriscando dinheiro real.

Colocamos nossa conta de negociação em condições operacionais para que possamos realizar nossa primeira negociação real e é assim que chegamos ao tão esperado dia em que selecionamos o padrão de negociação apropriado para nosso plano de negociação.

Naquele dia importante, nos encontramos segurando o mouse prestes a clicar às 10:00 da manhã, prestes a comprar um lote da ação XYZ, quando notamos que o mercado está encerrando sua sexta barra verde consecutiva de 5 min, em formação perfeitamente fluida. Além disso, notamos que o TRIN acaba de formar um padrão de compra perfeito com um valor de 1,20 e subindo.

São 10 da manhã, meia hora se passou desde o nosso primeiro dia como trader e ainda não fizemos nenhuma entrada, estamos um pouco ansiosos por esse motivo e por isso, tomamos a importante decisão de pular, por este momento único, o fato de estarmos enfrentando o horário de reversão mais importante do dia e que o mercado está estendido,  porque temos muita fé e esperança neste padrão de swing XYZ!

Além disso, como é a primeira negociação de nossa curta vida como trader, vamos levar um lote maior do que nossas regras de controle de risco e preservação de capital fornecem, porque o padrão é muito bom e certamente vamos ganhar dinheiro, então, por que não ganhar o dobro do esperado?

Além disso, como complemento a este dia inesquecível, não vamos colocar o stop loss porque talvez, haja uma pequena retração, o stop seja ativado e num piscar de olhos fiquemos de fora desta primeira negociação, que sem dúvida será bem sucedida!

Convencidos de que o risco que estamos correndo vale a pena, clicamos e respiramos profundamente, sentindo-nos plenamente satisfeitos.

Senhores, temos o prazer de apresentá-los ao nosso Alter Ego, que assumiu o controle de nossas negociações.

Não há necessidade de dizer qual foi o resultado dessa primeira negociação como trader profissional.

O aspecto psicológico da negociação é mais importante do que a aquisição essencial de conhecimentos de análise técnica e outras habilidades, sem as quais não há a menor possibilidade de ter sucesso na negociação.

A primeira coisa que se adquire é o conhecimento técnico, que devidamente aplicado e baseado na experiência sustentada, nos permite atingir o grau de confiança que nos permitirá alcançar a consistência necessária para sermos viáveis.

O controle mental é a única maneira de manter a assepsia emocional necessária, para evitar o desvio de nossa rotina sistemática obrigatória de aplicação de nosso conhecimento técnico (isso é chamado de adesão ao plano de negociação, disciplina).

A negociação é um “esporte” mental, no qual nosso “eu” racional e equilibrado deve estar sempre no controle da situação.

Se deixarmos o Alter Ego colocar até mesmo um único dedo, mesmo que por apenas um segundo, em nosso “ambiente” de negociação física e / ou psicológica, pagaremos as conseqüências, exatamente como no primeiro dia em que compramos ações da XYZ às 10:00 em ponto.

Nunca se esqueça disso.